tamara48_wp
-
dezembro 30, 2022
-
No Responses

5 DICAS NA HORA DE CONTRATAR A DECORAÇÃO DO SEU CASAMENTO!

 

Uma coisa é fato! Nenhuma noiva tem experiência em casar a não a Gretchem!

Mas o fato é que a maior parte das noivas estão contratando os serviços para a realização do seu casamento pela primeira vez! E por isso surgiu a profissão do ASSESSOR DE EVENTOS, super importante para que a a noiva esteja amparada e que o evento aconteça com maestria no tão sonhado dia!

Por ser uma profissão de grande poder de influência no processo de contratações é também hoje uma das profissões mais prostituida do setor! Então fica super difícil pra noiva saber o que de fato é uma indicação por excelência no trabalho e o que é uma indicação onde o assessor recebe dinheiro do fornecedor para convence-lo a contratar um fornecedor e não outro.

É uma prática comum, porém pode comprometer algumas contratações se você não receber a orientação necessária de como proceder com cada um dos mais de 20 contratos que você devera fechar para que o seu casamentos aconteça!

Então reuni aqui 5 dicas pra você seguir à risca na hora de contratar a decoração do seu evento que vão te ajudar a ter um excelente relacionamento com o seu decorador e planejar com ele a decoração dos sonhos!

 

DICA 1 – CONEXÃO!

Gata sai dessa vibe de querer pegar a foto de inspiração de um decorador e levar pra outro copiar pela metade do preço!

Vai dar ruim! Conheça o trabalho dos decoradores que você se identifica mais! A Decoração tem como raiz do serviço a “ARTE FLORAL”! E cada “ARTISTA FLORAL” tem uma mão e um olhar diferente!

E nem mesmo as flores do mesmo pacote são iguais! Então vai ser praticamente impossível você ter uma réplica perfeita de uma decoração que você viu na internet!

Não funciona nem contratando os mesmos fornecedores do evento que você esta se inspirando. Por isso separe algumas fotos de referência, veja qual decorador tem um portifólio mais parecido com o que você esta buscando.  Tem decoradores especializados em estilos!

Realizamos todos os tipos de decoração, mas obvio que alguns estilos rolam uma química maior e a coisa flui lindamente! Eu por exemplo sou completamente adepta ao estilo boho, é um estilo que combina até mesmo com a minha personalidade de ser uma pessoa mais despojada,  natureba e tal! Valorizo as formas naturais que a natureza disponibiliza, amo o verde e folhagens,  flores de vaso e isso faz com que meu acervo seja mais voltado para esse perfil!

Então separe  referencias, veja qual decorador melhor entrega o que você esta buscando, respeite o trabalho do artista, a criação, o que a natureza apresenta naquele dia, naquele momento e mostre o maximo possível através de imagens o que você esta buscando, o que não gosta e o que ama!

 

DICA 2 – RESPEITE O MATERIAL QUE A NATUREZA FORNECE

Ao contrário de produtos fabricados com formulas, quantidades exatas, quando o assunto é flores estamos falando de plantação….Não se fabrica flores, se planta flores!

E tudo isso tem um processo, a plantação, a época do ano, a colheita! E nem sempre o decorador vai encontrar a hortência, a tulipa, ou a orquídea específica que você quer no seu buquê!

O processo de produção e plantação de flores segue a regra da demanda e oferta! As flores que tem demandas maiores tem investimentos maiores em produção e tecnologia….É o caso da rosa que é uma flor de estrutura, a rosa é o carro chefe na produção de flores nacionais e internacionais. Seja para arranjos voltados para eventos, presentes, decoração de interiores ela é uma flor que temos em abundância para as cores mais usadas! Entenda! As CORES MAIS USADAS! Se você quer uma rosa na cor preta provalvemente vamos ter dificuldade de encontrar devido a baixa demanda não existe tanto investimento na produção da rosa dessa cor!

Também é quase impossível tirar a rosa de um projeto de decoração, ela é como se fosse as colunas da casa quando falamos de arranjo! Ela quem auxilia o florista a buscar o formato desejado para o arranjo, é uma das espécies que o mercado disponibiliza em abundancia de cores e volume….Porém nem por isso estamos falando de uma flor barata! Produtor de flor não perde, eles investem tempo, dinheiro e tecnologia em produtos bem precíficados, então a rosa NÂO É UMA FLOR BARATA, alías nem as famosas bolas belgas, crisântemos, flores que em outras épocas eram consideradas baratas estão baratas mais! Tudo aumentou muito e nunca mais voltou a normalidade!

Então se você não é adepto ao estilo de decoração mais orgânico, com flores de vaso, vegetação, pouco volume floral, entenda que vai ter rosa sim nos seus arranjos! Imaginem que é que nem bolo, a gente até consegue substituir a farinha de trigo, mas o resultado nem sempre é o que imaginávamos!

 

DICA 3 – SOBRE OS FINAIS DE SEMANA!

Entendemos que os seus dias livres são aos finais de semana, entendemos também que você pode falar normalmente após o expediente!

Mas de quinta feira até domigo na maioria dos dias estamos em processo de montagem, organizando material, vendo se algo precisa de manutenção, negociando as flores já que nem sempre encontramos a mercadoria que precisávamos e temos que ver o que melhor se adequa a nossas receitas!

Então são dias que não vamos conseguir montar a paleta de cores, o layout, ou realizar reuniãos, a não ser claro que não tenha evento naquela semana. A maioria das demandas administrativas, projetos, layouts e paletas são desenvolvidos no início da semana.

Ah, sem contar que a maioria das vezes que demoramos para enviar o seu projeto, estamos enfrentando a famosa TRAVA CRIATIVA, e não é desculpa, balela ou descuido com o seu projeto! Acontece que pra quem trabalha com a criatividade nem sempre estamos inspirados, se algo nos deixa triste pronto, já é o suficiente pra rolar a trava! Então ver a gente montando um evento e mandar uma mensagem em seguida cobrando projeto é bem indelicado, naquele momento estamos realizando o sonho da coleguinha, tem que respeitar a vez de todo mundo! Quando chegar o final de semana do seu evento vamos estar com o foco 1000% na realização do seu dia!

Então não achem que não estamos dando atenção…Muitas das vezes as mensagens ou solicitações precisam ser analisadas antes de serem respondidas, então talves a gente volte a te responder na segunda com a melhor solução e resposta para sua questão! Lembre-se, nosso trabalho é manual, artesanal e requer conexão com o evento que estamos realizando, com as flores e nesse momento precisamos estar focados e com as mãos livres!

 

DICA 4 – ANTECEDÊNCIA

 

Já fizemos festa em 3 dias, mas convenhamos, é o seu casamento, vamos estudar todas as possibilidades do que montar!

Tenho um fato interessante que os casamentos planejados durante a pandêmia, aqueles que foram marcados, remarcados e que a gente chegou achar que não aconteceria!85% deles tiveram um super upgrade, com mais tempo você consegue gerar mais recursos financeiros para investir em tudo o que você sonha, por isso deixar pra contratar decoração em cima da hora é furada já que normalmente você vai estar contratando outros profissionais e ter aquela sensação horrível de que todo dinheiro do mundo esta indo no casamento! Isso vai te colocar em um sentimento de escasses, priorizando apenas o essêncial e cortando as asas do sonho!

Isso porque decoração é um mundo de possibilidades, se você passar horas no Pinterest então haja dinheiro, tempo e criatividade pra tanta inspiração!

Então vai com calma, contrate o espaço e em seguida a decoração, isso pq a decoração pode direcionar até mesmo o estilo do cardápio e buffet que você deverá contratar!

E por regra os 3 maiores itens em termos de estrutura do seu evento é ESPAÇO, DECORAÇÃO, BUFFET!

São os 3 principais fornecedores em ordem de importância e até mesmo de valores, é onde você vai deixar a maior parte da verba do seu evento! Então contrate com calma mas dando prioridade a cada item de acordo com a sua importância n0 resultado final!

 

DICA 5 – CONFIANÇA

Depois de contratar o seu fornecedor de decoração você precisa confiar nele e soltar! A gente usa nosso conhecimento técnico para traduzir o seu sonho! Existe uma infinidade de detalhes que nem passa pela sua cabeça que precisamos organizar para ver se a sua ideia de entrar de balão no casamento(brincadeira) é viável!

Outro ponto importante é alinhar expectativa com orçamento.  Não adianta querer um mar de orquídeas na sua mesa de bolo pq você achou bonito em uma foto, se você não pagou por elas, a gente faz decoração não milagre!

Trabalhamos dentro do seu orçamento e nem tudo vai ser viável se você tiver um orçamento limitado! E não, não estamos te passando a perna! Já experimentou comprar uma rosa na floricultura? Uma única rosa vai te custar entre 8 e 10 reais…Um arranjo grande tem no mínimo 70 rosas! Faz as contas ai…

Então pelo amor de Deus sai pra la com essa conversa de arrumar 30 rosas pra florista se você não pagou pelas 40 rosas! As vezes o decorador fornece só pra não estragar o relacionamento com vocês ali na reta final!  Mas cara aquilo teve um custo pra ele, e flor é artigo de luxo, não não é barato, NÂO, NÂO VAI SOBRAR!

Entenda que vivemos disso! 30 rosas fica mais caro que uma boa cesta básica. E sim, faz falta sim!

E por último, traga seus sonhos de coração aberto pra gente, estamos tão ansiosos quanto vocês para entregar este dia incrível, pra te arrancar suspiros hora que você vislumbrar tudo! Vamos ser feliz juntos com planejamento, respeito e muita mas muita consciência!